Oficina de Instalações Elétricas Prediais

Esta oficina de instalações elétricas foi elaborada com o propósito de fortalecer os conhecimentos teóricos dos graduandos do curso de engenharia elétrica da UFMT através de técnicas de execução de instalações elétricas prediais. O conhecimento de tais técnicas é relevante na prática profissional destes futuros engenheiros, principalmente para aqueles que optarem pela área da eletrotécnica para exercer a sua profissão.


Na área da eletrotécnica, tais conhecimentos práticos são transmitidos nos cursos técnicos e, normalmente, na graduação não é possível se dar tanta ênfase ao assunto, haja vista o volume de conteúdos adicionais para um tempo tão restrito. Como consequência disto, os indivíduos que optarem iniciar a sua qualificação profissional pelo ensino superior, podem não obter este conteúdo prático durante a sua graduação. Ao final, uma vez graduados, tais egressos podem levar mais tempo para ter ciência de todos os processos necessários para execução e implantação de um projeto ou empreendimento, se comparado com outros profissionais providos de tais conhecimentos práticos. Além disso, tal tempo de aprendizado poderia já estar sendo melhor investido.


Diante do exposto e objetivando suprir tal necessidade, foi engendrada a oficina de instalações elétrica, por parte do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da UFMT. Esta atividade
busca, também, incentivar a permanência dos discentes no curso. Esta preocupação se deve ao fato de que, nos períodos iniciais do Curso de Engenharia Elétrica, as disciplinas são predominantemente de conteúdo básico (Cálculo e Física), o que faz com que o aluno ingressante se sinta distante das aplicações práticas de engenharia. Assim, as atividades que serão elaboradas nesta oficina têm também como objetivo diminuir tal 'distância' e, consequentemente, reduzir a desistência durante os primeiros períodos da graduação.


Além do mais, a referida oficina vem ao encontro de alguns dos objetivos do PET Elétrica-UFMT, tais como: Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, estimular o desenvolvimento de metodologias de ensino que despertem o interesse dos estudantes e favoreçam a sua aprendizagem e fortalecer o curso de Engenharia Elétrica da UFMT, considerando as necessidades prementes de formação qualificada de recursos humanos capazes de atender a demanda do país.

oiep_edited.png
Acervo de arquivos
Carga Horária
20 horas
Data de inscrição
17/06/2021 até 19/06/2021
Data de inicio
21/06/2021

Edições antigas

Ementa do Curso

  • Definição Tensão, Corrente, Lei de Ohm

  • Potência Elétrica, Níveis de Tensão

  • Circuito Série/Paralelo

  • Ferramentas, Tipos de Cabos, Emendas

  • Planta Baixa, Simbologia

  • Representação das Ligações no Projeto

  • Ligações Tomada/Lâmpada

  • Ligações Three Way/Four Way

  • Sensor de Presença

  • Bóia de Nível