Pesquisa

Em conjunto com o Ensino e a Extensão, a Pesquisa é um dos pilares do tripé do Programa de Educação Tutorial. A pesquisa consiste em buscar soluções para problemas não antes resolvidos ou no aprimoramento de tecnologias e técnicas já existentes para se realizar algo. Nessa perspectiva, o PET Engenharia Elétrica procura por problemas na indústria e na sociedade que podem ser resolvidos através dos conhecimentos da engenharia elétrica.

pesquisa.png

Nossos Projetos

Veja o que o PET Elétrica desenvolve!

Desenvolvimento de Armazenador Horário de Temperatura para auxílio na Reprodução de Peixes na Fazenda Experimental da UFMT

Resumo: O presente projeto de pesquisa é uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Elétrica e o curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, que desenvolve atividades de piscicultura na Fazenda Experimental, localizada no município de Santo Antônio do Leverger. Uma das problemáticas encontradas é obter o controle de temperatura através de hora-grau (HG) para auxiliar na reprodução de peixes Tambaqui, pois os aparelhos disponíveis no mercado são de alto custo, e nem sempre atendem às necessidades específicas da atividade. Neste projeto objetiva-se projetar e implementar um sistema de baixo custo para controle e armazenamento da temperatura horária durante a reprodução das matrizes de Tambaqui criadas em cativeiro na Fazenda Experimental da UFMT. Será realizado o levantamento do estado da arte sobre o assunto, o desenvolvimento do protótipo e testes em campo, bem como a adequação para atendimento às incubadoras dos ovócitos dos peixes.

Reutilização de baterias usadas de notebook para projetos de ensino pesquisa e extensão

Resumo: Este projeto visa, primeiramente, dar um novo fim a baterias de notebook que por motivos de estarem viciadas, parado de funcionar ou qualquer outra razão iriam para descarte. Desse modo, por meio de doações vindas de empresas paceiras, amigos, familiares e conhecidos, as baterias são recolhidas e destrinchadas as baterias para que assim sejam postas em uma série de testes de carga e descarga afim de separar quais delas ainda mantém seu funcionamento correto. Feito esse processo, as baterias são separas em pacotes devidamente catálogados e mantidos em local seguro, para que assim possam ser usadas como a fonte de energia para projetos de ensino, pesquisa e extensão do PET, como: a pesquisa do medidor horas-grau e o projeto de jogos educativos para crianças especiais. Ficou curioso para saber quem foram nossos parceiros? Clique aqui!